quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Indicadores antropométricos em atletas de futebol


Marcio Fernandes e Norton Cassol


A cada dia que passa, o grau de exigência dos esportes de alto rendimento aumenta a busca por índices e resultados expressivos. É uma constante no desporto, pois muitas são as cobranças externas, treinadores tentam extrair o máximo de seus atletas, a parte física em muitas situações acaba substituindo a técnica. Novas técnicas de treinamentos surgem a cada dia, especificando e individualizando ainda mais os métodos. É fundamental que a equipe esteja em uma situação homogênea no quesito físico e para isso é preciso direcionar os treinamentos, pois só assim consegue-se obter um grau de otimização maior.

Composição corporal significa fazer uma quantificação dos componentes estruturais corporais do corpo humano. A análise dos indicadores antropométricos dos atletas de futebol é sem dúvida nenhuma um grande e importante instrumento de mensuração da composição corporal destes indivíduos. Por ser o futebol um esporte bastante competitivo, com características intermitentes e que exige dos atletas que todas as suas valências físicas estejam bem desenvolvidas, é fundamental conhecer-se a condição física real deles, utilizando testes fisiológicos e clínicos.

A composição corporal é considerada um componente muito importante para uma boa aptidão física. Ela é relacionada à saúde por diversos autores, devido às relações existentes entre a quantidade e a distribuição da gordura corporal com alterações no nível de aptidão física e no estado de saúde dos indivíduos.

Os autores Mcardle, Kacth e Kacth (1996) citam que a avaliação da composição corporal revela que os atletas em geral possuem características somatotipológicas ímpares para seu desporto específico. Por exemplo: os atletas para provas de campo possuem quantidades relativamente grandes de tecido magro e um alto percentual de gordura corporal, enquanto fundistas possuem as menores quantidades de tecidos magro e massa de gordura.

Fernandes (2003) desenvolveu um estudo com atletas das categorias júnior e profissional em um clube de futebol profissional, no qual coletou os dados antropométricos de indivíduos de ambas as categorias, fazendo posteriormente uma análise estatística e as comparando.

A pesquisa teve como objetivo analisar os indicadores antropométricos e a composição corporal de jogadores de futebol de campo, das categorias júnior e profissional. Utilizou-se como metodologia a coleta de dobras cutâneas para as avaliações da composição corporal e técnicas de mensuração antropométricas. As coletas dos dados foram realizadas sempre antes das sessões de treinamento, pelo período da manhã, e os dados coletados foram o nome dos atletas, idade, estatura em centímetros, massa corporal, dobras cutâneas, perímetro, diâmetros ósseos e posição de atuação.

Após a coleta dos dados, utilizou-se o software Microsoft Excel para atingir os resultados individuais dos percentuais de gordura, peso de gordura, peso ósseo, massa corporal magra, peso muscular, peso residual e peso corporal atual. Os dados foram tratados com estatística descritiva e teste t independente de Student (p<0,05)>

Nenhum comentário: