segunda-feira, 3 de novembro de 2008

PERIODIZAÇÃO NO FUTEBOL


Autores: Marcio Fernandes / Norton Cassol


PERIODIZAÇÃO NO FUTEBOL

A evolução técnica e tática do futebol cresce a cada dia que passa em nível de importância dentro das equipes profissionais, treinadores, preparadores físicos e fisiologistas vem se aprofundando cada vês mais no estudo destas valências, elas por sua vez vêem tendo uma aceitação como ciência essencial no desenvolvimento e sucesso da preparação das equipes. A planificação ou planejamento das metodologias de trabalho que serão utilizadas na preparação dos times é de suma importância para uma maior otimização dos resultados. A periodização no futebol devem conter um nível de especificidade muito grande, deve-se estar atento a todas as características específicas do esporte, o futebol apresenta características muito específicas e por ser um desporto intermitente as dificuldades na preparação aumentam.

A periodização divide a preparação em três grandes períodos: O período preparatório, onde são desenvolvidos todos os treinamentos que visão a preparação para a competição, período competitivo, época na qual o planejamento é montado e desenvolvido durante a competição ou competições e período transitório onde que uma diminuição das cargas de treinamentos acontecem e já começa-se a planificação para uma próxima temporada. Dentro de cada grande período da periodização deve-se respeitar etapas e procedimentos que são condizentes aquele momento e que são essências para o sucesso da preparação.

No período inicial da periodização, o preparatório uma análise diagnóstica da equipe deverá ser feita, conhecendo-se assim as características essenciais dos atletas; Em uma nova etapa deve-se analisar quais são as competições alvo da equipe, suas características e especificidades e por último fazer a análise das condições de treinamentos, os recursos matérias e humanos que o clube pode oferecer e que serão necessários na preparação da equipe.


Mourinho (2001) define a periodização como "Aspecto particular da programação, que se relaciona com uma distribuição no tempo, de forma regular, dos comportamentos tácticos de jogo, individuais e coletivos, assim como, a subjacente e progressiva adaptação do jogador e da equipe a nível técnico, físico, cognitivo e psicológico".

Periodização nada mais é que a divisão cronológica da preparação em períodos de tempo dispostos estrategicamente, com objetivos bem definidos e específicos para cada período de preparação, assim sendo possibilita-se uma maior otimização de cada um dos tópicos da preparação.





DIVISÃO DA PERIODIZAÇÃO






O período preparatório da periodização pode ser dividido em alguns tópicos em especial;

 1.1 - Análise diagnóstica;
 2.1 - Montagem do cronograma de trabalho;
 3.1 - Definição dos objetivos;
 4.1 - Definição dos conteúdos a serem desenvolvidos;
 5.1 – Planificação dos treinamentos;
 6.1 - Distribuição de cargas de trabalho;
 7.1 - Avaliações fisiológicas e técnicas;
 8.1 - Execução;







Na análise diagnóstica (1.1) deve se fazer o levantamento das características individuais dos atletas que compõem o grupo de trabalho; Quem são os atletas, como são ou agem, quais suas condições atuais físicas, quais suas características técnicas e quantos são.

A segunda etapa (2.1) a montagem do cronograma de trabalho é onde defini-se datas e períodos de treinamentos, defini-se o que conteúdo será desenvolvido em cada etapa da preparação.

A definição dos objetivos (3.1) é um dos tópicos mais importantes dentro da periodização, pois é aqui que define-se quais os parâmetros que serão priorizados na preparação.

Através dos dados coletados na análise diagnóstica defini-se os conteúdos a serem trabalhados (4.1), priorizando o desenvolvimento das valências físicas, técnicas e táticas que estiverem abaixo dos padrões considerados ideais pelos treinadores e preparadores físicos.

Na planificação (5.1) é feita uma reunião todos os tópicos anteriores e dar-se o início da preparação da equipe
.
A distribuição das cargas de trabalhos (6.1) são feitas a través da separação em Macrociclos, Mesociclos, Microciclos e Sessões individuais de treinamentos.

Durante o período preparatório é fundamental manter um acompanhamento do desenvolvimento da equipe através de avaliações fisiológicas e técnicas (7.1) tendo assim um maior controle dos estágios de desenvolvimento dos atletas.

A execução (8.1) deve ser realizada com muita atenção por parte de todos os que integrantes da comissão técnica, o controle de todos os passos de desenvolvimento deve ser o mais minucioso possível , evitando-se assim erros que podem vir a prejudicar o bom andamento da preparação.



COMPETIÇÃO

Entrando no Período Competitivo a prioridade passe a ser a obtenção dos resultados esperando na competição. No período competitivo deve-se priorizar nas sessões de treinamento a especificidade do desporto, ou seja deve-se dar ênfase a parte técnica e tática da equipe, reduzindo quase que drasticamente a quantidade de sessões de treinamentos de ordem física específica. Sessões de treinamento físico puro devem acontecer somente como manutenção de toda a base que já foi realizada no período preparatório. No período competitivo o desgaste da equipe é inevitável, pois por muitas vezes a quantidade de jogos é elevada, jogando-se 2 partidas numa semana, acarretando um nível de desgaste físico e emocional muito grande no atleta, por isso neste período a inserções de sessões de treinamento regenerativas é muito grande. O planejamento destas sessões deve ser feito com o auxílio de alguns profissionais do clube em especial:

 O Preparador Físico – Responsável pela programação e execução destas sessões.

 O fisiologista – Auxiliará no controle da fadiga muscular dos atletas através de testes fisiológicos. (Ex. controle de acidose, Lactato muscular).

 A nutricionista – A reposição correta de nutrientes depletados pelo desgaste físico é fundamental para a recuperação do atleta, tanto a nível de tecido muscular, quanto a níveis de energia.

 O Psicólogo – O nível de tensão e estresse que a competição trás ao atleta é muito grande e em muitas situações fica difícil de se manter o foco 100% na competição, sendo assim a ajuda deste profissional é essencial neste período.





TRANSIÇÃO

O Período transitório é onde o atleta vai iniciar sua recuperação total do desgaste trazido pelos outros dois grandes períodos. Longas sessões de treinamentos e competições levam o atleta a um desgaste físico e estresse emocional muito elevado, por isso o período transitório dentro da periodização é de grande valia para a equipe. Evita-se assim o chamado over treining, situação na qual o atleta pode sofrer lesões e desgastes desnecessário devido ao grande período de tempo exposto a cargas elevadas de treinos e competições. Dependendo do calendário de competições da equipe treinadores e preparadores físicos devem também planejar com bastante atenção o período transitório, definindo períodos de treinamentos com cargas extremamente reduzidas e planifica-se também o período de férias. O descanso é peça fundamental na preparação física e técnica de um atleta, muitos preparadores físicos costumam dizer que o descanso faz parte do treinamento.

No período transitório os integrantes das comissões técnicas iniciam também a planificação para a próxima temporada, ou seja começa-se a pensar na próxima periodização.



CONCLUSÃO


A periodização é extremamente necessária para o sucesso de uma equipe desportiva. Só assim é possível desenvolver os trabalhos de maneira progressiva, organizada e correta. O futebol por apresentar características bem específicas necessita uma atenção especial na sua periodização.
A Atenção na planificação de treinamentos e competições é de grande importância, pois por ser um esporte coletivo as dificuldades tendem a aumentar na preparação. Todos os fatores que compõem a preparação de uma equipe de futebol devem ser desenvolvidos de maneira correta e eficaz, e todas as etapas da periodização devem ser realizadas com muito planejamento.
Sabemos que a dificuldade de planejamento no futebol é muito grande devido a cultura que se criou no Brasil com a constante mudança nas comissões técnicas, mas na medida do possível os profissionais ligados ao desporto devem utilizar os modelos de periodização, pois só assim o sucesso poderá ser atingido.













Bibliografia

 Mourinho, J. (2001), "Programação e periodização do treino em futebol" in palestra realizada na ESEL, no âmbito da disciplina de POAEF.

 Weineck, Erlagen J. O Treinamento Físico no Futebol (tradução Sérgio Roberto Ferreira Batista). Guarulhos, SP: Phorte, 2000.

 Oliveira, R. A planificação, programação e periodização do treino em futebol. Um olha sobre a especificidade do jogo de futebol. In www.efdeportes.com - Revista digital Buenos Aires.

Um comentário:

PIRAVOLEI - PROJETO 2012 disse...

Prof. Parabens pelo blog, está muito instrutivo e me ajudando no dia a dia no trabalho com futebol. Descobri o seu blog por meio do google e estou estudando o mesmo passo a passo para um bom entendimento, SEnhor poderia me sugerir alguns modelos de planilhas para acompanhamentos diversos ao qual cita na matéria?? tenho tabalho no clube que sou diretor geral e estou planificando as categorias de base e quero trabalhar com scalts desde o começo. SE puder me enviar modelos das planilhas de acompanhamento serei eternamente grato.
obrigado mesmo

Mark Lima
email: marklima34@hotmail.com